Localizada em Trindade (Goiás) e carinhosamente conhecida como Santuário do Irmão, a Vila São Cottolengo completa 72 anos no dia 11 de fevereiro. A comemoração, por sua vez, será realizada no dia 14 de fevereiro com a Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros.
Administrada pelos Missionários Redentoristas e pelas Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, a Vila São Cottolengo tem a missão de promover vida com excelência para a pessoa com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. Em período integral, a instituição presta assistência a 330 pacientes com deficiências múltiplas e realiza cerca de 2.700 atendimentos ambulatoriais e educacionais diariamente. Este importante trabalho é fruto de convênio com o SUS e doações de pessoas caridosas.
Prestes a completar 72 anos de história, a Vila São Cottolengo, que é a maior instituição filantrópica do Centro-Oeste, tornou-se hospital referência no tratamento de pessoas com deficiência. Atendimento personalizado, terapias específicas e muito carinho são dispensados aos pacientes internos de longa permanência. Para realizar este trabalho de excelência, a entidade conta com 760 colaboradores dedicados à missão de servir.
Na parte ambulatorial, a instituição oferece 13 especialidades médicas, terapêuticas e odontológicas, com atendimentos pelo SUS, convênios e particular com preços especiais. Além disso, realiza exames de diagnóstico, laboratoriais e por imagem. Cirurgias eletivas e de média complexidade também são realizadas no Centro Médico São Cottolengo.
Atualmente, a Vila atende, pelo SUS, pacientes de Trindade e outras 136 cidades conveniadas na dispensação de órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção e aparelhos auditivos. Além disso, a instituição oferece tratamento em fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, tanto aos pacientes internos quanto aos externos.
A Vila São Cottolengo conta, também, com o Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo. Tratase de uma escola especializada para receber alunos com deficiências. Todos os educadores e demais funcionários do Centro de Ensino são altamente capacitados, com formação e especialização em inclusão, para assistir aos mais de 300 alunos, entre pacientes da Vila, crianças e adolescentes da comunidade externa que precisam de cuidados especiais.
A instituição é, também, pioneira no serviço de equoterapia em Goiás. Atualmente, são realizados 252 atendimentos mensais para o público externo, além daqueles que são realizados para os próprios internos da Vila. Esse grande complexo está fundamentado na missão de cuidar com amor e, desde que foi criada, em 1951, a Vila cumpre com maestria esse propósito.
COMMENTS