Vila São Cottolengo completa 71 anos de história, com inaugurações de obras

HomeManchete

Vila São Cottolengo completa 71 anos de história, com inaugurações de obras

Abertura da mostra de cinema “O Amor, a Morte e as Paixões” terá sessão gratuita e dará início à exposição de arte com 16 artistas goianos
Suspeito de praticar estupro é preso em Orizona
Mulher é presa por suspeita de racismo contra familiares do ex-companheiro

Na próxima segunda-feira, 21 de fevereiro, a Vila São Cottolengo celebra 71 anos de história, trabalho sério, cuidados com a saúde de pessoas com deficiência e muito amor.

Novo Cetro de Especialidades da Vila São Cottolengo

O evento está marcado pontualmente para às 8h30, com uma missa celebrada pelo novo Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros Silva, e inauguração de duas unidades de saúde. Presença confirmada do Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, do prefeito de Trindade, Marden Jr., deputados federais e estaduais, além de várias outras autoridades civis, militares, políticas e religiosas. Tudo ocorre na Praça da Amizade, área interna da Vila São Cottolengo, com transmissão ao vivo pela TV Pai Eterno.

Um dos espaços a ser inaugurado é o Centro de Especialidades, que realizará atendimentos médicos e em saúde, exames de média e alta complexidade em oftalmologia, tornando assim referência na região em cirurgias e tratamentos oftálmicos. No novo ambiente, que levou 10 meses para ser construído, também serão ofertados exames cardiológicos como, eletrocardiograma e Holter, além de mamografia, ultrassonografia, videonasolaringoscopia, entre outros.

O segundo ambiente hospitalar a ser inaugurado é a Unidade de Internação São Francisco, que foi reformada e receberá os pacientes internos que necessitam de isolamento. O local possui enfermarias e apartamentos clínico e cirúrgico, para o atendimento de pacientes externos e permanentes. Foram investidos R$ 3.054.801,62, com recursos provenientes do Governo Federal para a aquisição de suprimentos, insumos e produtos hospitalares para estruturação de leitos no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Compromisso

Padre Marco Aurélio Martins CSsR, Diretor-Presidente da Vila São Cottolengo, ressalta o compromisso da Instituição com a saúde das pessoas. “O propósito da Vila é cuidar com amor e foi isso que ela realizou ao longo desses 71 anos. Portanto, comemoramos com alegria, festa e reunindo amigos para agradecer a Deus essa oportunidade bonita de celebrar. Uma instituição para chegar nessa idade, de fato, tem muito trabalho, muita solidez e solidariedade cumprida e também a cumprir, afirma o padre.”

O Hospital São Cottolengo está expandindo tanto sua capacidade técnica quanto estrutural. De acordo com o médico Dr. Rodrigo Parente, Diretor Técnico da Instituição, o olhar está voltado para a busca de parcerias com médicos especialistas em quatro áreas de deficiência: motora, intelectual, auditiva e visual.

“Oferecemos, atualmente, atendimentos em neurologia, ortopedia, fisiatria, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, neuropediatria, além de outras áreas parceiras como cirurgia plástica, dermatologia e nutrição”, diz o diretor.

Evolução

De acordo com o médico, o intuito do Hospital São Cottolengo é disponibilizar ainda mais opções, buscando novas parcerias com outras especialidades como cirurgia geral para consultas e realização de endoscopia, colonoscopia e gastrostomia.

“Hoje contamos com um centro cirúrgico que realiza mais de 240 cirurgias oftalmológicas por mês. Vale ressaltar que todo o centro médico está em reforma. O projeto de um novo hospital já começou, estruturado com salas climatizadas, processos modernos, tecnologia de alta precisão e atendimento ainda mais humanizado. Nosso objetivo é atingir a maturidade como empresa por meio da sustentabilidade e do reconhecimento através de certificações e creditações hospitalares”, ressalta.

Sobre a Vila São Cottolengo

Fundada em 11 de fevereiro de 1951, por Pe. Gabriel Vilela, CSsR, a Vila São José Bento Cottolengo tem a missão de levar vida com excelência a pessoa com deficiência, como expressão da ação evangelizadora da Igreja Católica. Desde então, há 71 anos, os Missionários Redentoristas e as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, abraçam essa causa e cuidam com amor daqueles que tanto necessitam.

Atualmente, mais de 300 pacientes internos vivem na Instituição, em um complexo hospitalar com mais de 320 mil m². Mesmo durante a pandemia, o Hospital São Cottolengo realizou, de outubro a dezembro, do último ano, 9.026 atendimentos, além das atividades de reabilitação e dispensação de órteses e próteses para pacientes de 136 municípios goianos.

 

COMMENTS

WORDPRESS: 0
    Hoje é