O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano teve um reajuste de 10,06% em relação ao ano passado. O cálculo é feito com base no acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em cima do valor da alíquota do imposto. Muitos moradores de Goiânia levaram um susto quando geraram o boleto para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano, liberado na última sexta-feira pela prefeitura. Há casos de moradores que tiveram um aumento de quase 100% de um ano para o outro.
Em setembro do ano passado, a Câmara dos Vereadores aprovou um novo Código Tributário modificando a forma de cobrança do IPTU. Antes, ele era feita com base na região da cidade onde o imóvel estivesse localizado. Agora, o critério principal é o valor venal do imóvel, que também foi reajustado.
O reajuste dos valores venais ocorre da seguinte forma: o valor da área construída é reajustado de acordo com o CUB (Custo Unitário Básico), enquanto o valor do terreno é reajustado de acordo com o IPCA. Além disso, famílias que moram em imóveis de até R$ 120 mil ficarão isentas do pagamento do imposto, desde que seja o único imóvel da pessoa.
COMMENTS