TCC na quarentena: você consegue?

HomeBrasil

TCC na quarentena: você consegue?

Viagens canceladas ou adiadas por conta da pandemia
Gestação durante a pandemia do coronavírus
Em meio a ameaças de uma 3° onda da Covid-19, Conmebol anuncia que Brasil será sede da Copa

As orientações de Trabalho de Conclusão de Curso- TCC passaram a ser realizadas virtualmente, como as aulas por conta da pandemia. Professora do curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Eliane Covém orienta alunos que escolhem fazer produtos audiovisuais como TCC. Ela explicou como é a experiência de orientar os concluintes do curso de forma online.

 

 

“Neste semestre de 2020/1 estou orientando 14 alunos em TCC I [é a primeira etapa para a conclusão]. Nos meses de fevereiro e março, durante os encontros presenciais, dei o máximo de informação e orientação de como fazer a pesquisa do tema escolhidos para os documentários e sobre como desenvolver o texto do referencial teórico. Neste período indiquei livros e artigos sobre os temas que deveriam ser desenvolvidos. Essa é a tarefa primordial dos alunos em TCC I.

A partir do dia 16 de março, dia em que começou o isolamento social na PUC Goiás, passei a dar aulas e orientação a partir da Plataforma Teams [sistema da Microsoft para gerenciamento de equipes e trabalho]. Os alunos já haviam começado a escrever o referencial teórico e tinham poucas dúvidas. Os encontros virtuais na plataforma estão sendo bons, de bom entendimento por parte dos alunos, com diálogos esclarecedores, sobre as poucas dúvidas que eles apresentavam no desenvolvimento do texto. Estão sendo momentos ricos de trocas de conhecimento, com os alunos demonstrando o mesmo interesse que tiveram nos encontros presenciais antes do isolamento.

A orientação virtual não deixou nada a dever aos encontros presenciais e os alunos não ficaram prejudicados por isso. Nesses encontros falamos também da saudade de todos, vontade de estarmos juntos, presencialmente, com esperança de que em agosto voltaremos a nos encontrar presencialmente de novo”. Afirma, Eliane.

 

O Aluno Kalyton Oliveira de Paula diz que estudar de forma virtual, é mais produtivo por conta de não precisar se deslocar para outro lugar. Ele cursa a disciplina TCC 1, e está seu trabalho é focado em desenvolver pesquisas para escrever a parte teórica.

Já Daniel Caixeta, recém-concluinte de Engenharia Civil, da UNIP, teve suas aulas remotamente no TCC II, disse que no início teve algumas dificuldades, como a ausência de alguns colegas durante a orientação, mas que no final deu tudo certo, e espera que tudo isso passe para voltar a encontrar seus amigos pessoalmente.

 

Lorrayne Gabriela Mendonça Lopes, de 23 anos, concluinte do curso de jornalismo da PUC-GO, relata como foi fazer TCC durante o período de 40tena. “O meu Produto de TCC, Uma hiper-reportagem, uma das características da hiper-reportagem ao grande conteúdo audiovisual, a hipermídia , né e com a pandemia foi muito difícil produzir esse conteúdo porque entrevista dá pra você fazer tranquilamente pelo celular, mas pra tirar uma foto,fazer filmagem possível. Então assim eu tinha propostas, né. Pro meu trabalho de filmagem com drone. eu ia visitar uma feira de só com empreendedor. Meu tema central empreendedorismo feminino e acabou que não consegui mais fazer isso.

Então, todo conteúdo audiovisual que eu tenho no meu trabalho foi porque as minhas fontes me passaram. Então assim, eu tenho a técnica que eu aprendi na faculdade de do melhor angulo, enfim de como fazer uma foto. Como fazer uma filmagem e minha fonte não tem, então acabou que eu tive essa dificuldade porque eu não ficou um conteúdo com muita técnica da forma como eu queria. e eu dependi totalmente das minhas fontes. Uma entrevista. Marcar a entrevista no sábado, OK, dez horas da manhã no sábado estava até estava indo de encontro com a minha fonte pronto. Aí de lá eu produzia tudo e a depender de mim agora não com a poderia. Tinha que ficar insistindo. Ah me manda um vídeo. Ah, faz isso. faz aquilo e isso foi muito complicado porque atrasou muito o meu trabalho. Tão essa parte foi muito difícil. Depende exclusivamente das minhas fontes pra qualquer tipo de conteúdo. As entrevistas também porque quando você marca, né, você já resolve tudo ali naquele momento, Por mais que seja fácil você fazer uma entrevista hoje pelo celular por qualquer coisa. Também dependia deles. Então assim a produção audiovisual do meu trabalho foi a que mais foi prejudicada. Não foi da forma como que eu, como eu queria e da forma como tinha que ser né, Uma hiper reportagem”. Afirma Lorrayne.

 

Foto: Daniel Teixeira

COMMENTS

WORDPRESS: 0
    Hoje é