Paleontólogos descobrem material genético em fóssil de dinossauro encontrado na China

HomeManchete

Paleontólogos descobrem material genético em fóssil de dinossauro encontrado na China

Abre as vendas do Arraiá do Jacques
Governo de Goiás fiscaliza aumento de preços de combustíveis na Região Metropolitana de Goiânia
Em caso de dengue: hidratação imediata

Os paleontólogos anunciaram nesta última quinta-feira (7) que fósseis de dinossauros encontrados na China podem conter vestígios de DNA. Se as estruturas microscópicas forem confirmadas como material genético, esta será a primeira descoberta de material cromossômico em fósseis de vertebrados.

Foto: Divulgação / Communications Biology

Este fóssil de dinossauro viveu entre 125 milhões e 113 milhões de anos atrás e é chamado de Cudipteryx. Segundo os pesquisadores, esse animal se parece com um peru. Este material foi descoberto no Jehol Biota, no nordeste da China. Os cientistas descobriram um possível DNA ao analisar a cartilagem femoral em um microscópio.

Para isso, foi necessário utilizar os corantes hematoxilina e eosina, substâncias químicas que revelam o núcleo e o citoplasma em histologia. Os paleontólogos compararam a cartilagem de uma galinha e descobriram que eles se coravam da mesma, indicando que o material que compõe os cromossomos se tornou visível. Li Zhiheng, paleontólogo e coautor do estudo, disse que os fósseis da área foram preservados graças às cinzas vulcânicas que cobrem as carcaças, que podem preservá-los até mesmo em nível celular.

No entanto, esta não é a primeira vez que o material genético de dinossauros foi descoberto. No ano passado, nos Estados Unidos, uma amostra do crânio do Hypacrosaurus foi investigada e os pesquisadores encontraram vestígios de material genético bem preservado. O material encontrado na China ainda não foi analisado para confirmar a presença de DNA na cartilagem. A pesquisa foi publicada na revista “Communication Biology”.

Bárbara Zeani (Estagiária)
(Via Canaltech)

COMMENTS

WORDPRESS: 0
    Hoje é