HMAP inaugura Terapia Assistida com Cavalos no Dia da Criança

HomeGoiás

HMAP inaugura Terapia Assistida com Cavalos no Dia da Criança

Governo de Goiás publica novo calendário do IPVA de Goiás 2024
Artista goiano recebe reconhecimento internacional ao expor trabalhos na Itália
Homem é indiciado por estuprar e matar sua mulher, em Trindade

Regimento de Cavalaria da Polícia Militar de Goiás apoiará o evento, levando dois animais dóceis e treinados para alegrar o dia de meninos e meninas internados na pediatria

Menina e o cavalo – Foto: divulgação

Eles são grandes. Passam dos 400 quilos. Têm temperatura corporal entre 36 e 37 graus Celsius. Os olhos, nas laterais da cabeça, abarcam quase 210 graus. Diferentemente dos cães, dos gatos, dos homens, eles não são caçadores. São caça. Por isso, desenvolveram os sentidos de uma forma especial. Fazem uma leitura não-verbal muito rápida dos seres humanos que os procuram. Como espelhos, também em linguagem não-verbal, reagem ao que percebem e tornam claro, acabam por revelar, o momento de quem está do lado deles. Por isso, cavalos e terapia são duas palavras que combinam tão bem.

Quarta-feira, dia 12 de outubro, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) receberá dois cavalos do Regimento de Cavalaria da Polícia Militar de Goiás (PMGO). Eles participarão da inauguração da Terapia Assistida com Cavalos, projeto da equipe multiprofissional do hospital, formada por psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais. Também estará presente a equipe da Ativida Equoterapia, que orienta o time do HMAP sobre como usar os animais para obter os melhores resultados de forma segura. O trabalho é voluntário.

Caberá à equipe de pediatria, coordenada pelo médico Tadeu Renattini, selecionar as crianças elegíveis para a terapia assistida com cavalos. A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, coordenada pela infectologista Fernanda Torres, também orientará a atividade de perto, desenvolvendo protocolos para a garantia da segurança dos pacientes. Os cavalos da polícia, como não poderia deixar de ser, têm atestado de saúde e estão com os exames em dia. Tomarão um banho especial e terão as caudas trançadas para evitar que esbarrem desnecessariamente em objetos e pessoas.

Das 7h30 às 10h, serão realizados de quatro a seis atendimentos por cavalo e, depois, outras crianças e adolescentes serão levados pelas equipes assistenciais até o gramado do hospital, perto do heliponto, e poderão fazer carinho e dar cenoura para eles. Afinal, o dia é delas!

“O objetivo do HMAP é o de humanizar cada vez mais o ambiente hospitalar, vendo o paciente de forma integral, em todas as dimensões: física, psicológica, social, religiosa. Queremos que os pacientes de Aparecida de Goiânia tenham a melhor experiência possível. Os cavalos são uma ferramenta muito importante para isso. Trazem alegria, descontração, mas também ajudam a acessar o paciente de forma diferente e muito profunda”, diz o diretor médico, Felipe Piza, idealizador do projeto.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
    Hoje é