HomeGoiás

Goiânia sedia 3º Congresso Internacional de Gestão de Pessoas

4ª edição da Goiânia Restaurant Week será realizada em agosto
Zé Ramalho se apresenta no Arena Multiplace
Prefeitura de Goiânia libera novo decreto aumentando o horário de funcionamento de bares e academias

Evento será realizado nos dias 6 e 7 de junho, no Centro de Convenções de Goiânia

O Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS – FIMTPODER, realiza, em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT/GO) e com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), nos dias 6 e 7 de junho de 2023, no Centro de Convenções de Goiânia, o 3º Congresso Internacional de Gestão de Pessoas. Nesta edição, os Desafios da Empregabilidade, a diversidade, a equidade e a inclusão serão pautas de painéis, apresentações culturais, ações de networking e feira do conhecimento.

O evento é destinado a gestores de todos os segmentos; profissionais da área de Recursos Humanos; empresas de recrutamento e seleção de talentos; serviço especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho/SESMT; membros do Conselho de Engenharia e Arquitetura/CREA; membros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo/CAU; sindicatos patronal e laboral e coordenadores dos cursos técnicos e superiores e pós-graduação ligados ao segmento de RH.

O desafio de inclusão de pessoas com deficiência em Goiás é ainda expressivo e desafiador. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência Goiás possui cerca de 950 empresas com matriz em território goiano que possuem mais de 100 empregados e precisam cumprir a cota estipulada pela legislação. “O total de empregados que devem ser contratados é de exatas 16.536 pessoas com deficiência. No entanto, somente 7.978 estão contratados, o que corresponde a 48,24% de cumprimento da cota legal”, informa Elizabeth Campos, coordenadora do FIMTPODER.

Ela ainda pontua que hoje Goiás cumpre uma taxa de empregabilidade de pessoas com deficiência em crescimento contínuo, é uma evolução significativa, já que há onze anos o cumprimento da cota legal em Goiás era de 27,18%. “Reconhecemos nossas conquistas, contudo nosso Estado ainda está abaixo da média nacional, que é de 50,65% de cumprimento da cota. Mas estamos otimistas. Em 2011, tínhamos 3.611 pessoas com deficiência contratadas formalmente no Estado de Goiás. Em 2021 este número saltou para 6.120 contratados. Se mantivermos este nível de expansão das contratações, em uma década cumpriremos 80% da cota legal. Temos de lembrar que a exclusão das pessoas com deficiência vem de séculos, temos de ter persistência e firmeza de propósito”, pontua Elizabeth.

“Por isso, a importância de mobilizarmos esses atores sociais durante o 3º Congresso Internacional de Gestão de Pessoas em prol dessa parcela da sociedade, que está em idade produtiva, possui capacidade laboral, resguardadas suas limitações, mas cujas oportunidades de acesso ao mercado de trabalho ainda são limitadas”, reforça a coordenadora do FIMTPODER.

Ao longo de 11 anos de atuação, o FIMTPODER já atendeu diretamente cerca de 6,5 mil pessoas com deficiências, sendo deficiências física, visual, auditiva, intelectual e múltiplas em diversas oportunidades laborais nos três setores da nossa economia em todo o Estado. “Disseminar conhecimento, quebrar paradigmas para a libertação dos preconceitos, dos mitos e das velhas crenças em torno do dito “normal” são desafios diários enfrentados pelo Fórum”, declara Elizabeth Campos.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
    Hoje é