Estudo nacional projeta crescimento de 3,1% do PIB de Goiás em 2022

HomeBrasil

Estudo nacional projeta crescimento de 3,1% do PIB de Goiás em 2022

Política de preços da estatal pode mudar, após reunião do Conselho de Administração da Petrobras
Criança atacada por sucuri foi ao córrego se refrescar porque estava sem água e energia em casa
homem invade corretora e mercado, mata um homem com tiro na cabeça e fere outros 

Conforme levantamento da Tendências Consultoria, Estado terá o quarto melhor desempenho do País este ano, com crescimento bem acima da média nacional. Serviços, agro e turismo são destaque nessa retomada

Foto/Divulgação

Goiás está entre os Estados com maior expectativa de crescimento econômico em 2022. O Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 3,1% este ano e 0,9% em 2023, bem acima das previsões para o Brasil, que são de 1,7% e 0,4%, respectivamente. É o que mostram as projeções da Tendências Consultoria, que foram destaque em reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico.

O levantamento aponta que o PIB Goiás terá o quarto melhor desempenho do País este ano, empatado com o Maranhão. Mato Grosso (5,6%) lidera a lista, seguido por Mato Grosso do Sul (4,6%) e Piauí (3,7%). Ainda segundo a consultoria, 2023 apresentará cenário positivo para produtores de soja, milho, algodão, carne, biocombustível e celulose, o que beneficia Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Depois da estiagem em 2021, a produção agrícola voltou a acelerar. O último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quinta-feira, aponta produção de 27,8 milhões de toneladas de grãos na safra 2021/2022, em Goiás, com destaques para produtos como soja (16 milhões de toneladas), milho (9,9 milhões de toneladas), girassol (21,8 mil toneladas), sorgo (1,1 milhão de toneladas) e trigo (135 mil toneladas). Com esse resultado, Goiás deve ficar no 3º lugar no ranking nacional da safra de grãos, atrás apenas do Mato Grosso (1º) e Paraná (2º);

Serviços
Também nesta quinta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou sua Pesquisa Mensal de Serviços. O estudo mostra que, no mês de junho, Goiás esteve entre os dez estados que mostraram avanço no volume de serviços, com aumento de 0,9% em comparação a maio, superando a média de crescimento nacional, que foi de 0,7%.

O Estado ultrapassou a média do País também na comparação com o mesmo período do ano passado. Goiás teve acréscimo de 7,2% em relação a junho de 2021, enquanto a média nacional foi de 6,3%. No acumulado anual – de janeiro a junho de 2022 – também houve avanço. Goiás registrou um aumento de 8,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Tendência
A retomada da economia goiana segue tendência verificada no primeiro trimestre de 2022, conforme pesquisa divulgada no final de junho deste ano. Na comparação com junho do ano passado, o PIB de Goiás apresentou taxa de crescimento de 4,1%. O resultado positivo foi puxado, prioritariamente, pelos avanços conquistados nos setores de serviços e da indústria.

Pegando junho de 2020 como referência, o crescimento do setor de serviços alcança 5,7% e também supera o crescimento nacional, que foi de 3,7%. A atividade turística, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, se destacou e acumulou crescimento, neste primeiro trimestre de 2022, de 23,8% em Goiás.

No mesmo período, a indústria goiana cresceu 4,3%, na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. Enquanto isso, a indústria brasileira recuou 1,5%. Devido ao aumento de custos observado na lavoura e na pecuária, o primeiro semestre da Agropecuária em Goiás apresentou recuo de 0,8%, índice inferior ao recuo observado no âmbito nacional, que foi de 8%.

O estudo é do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), órgão jurisdicionado à Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), baseado em dados do IBGE.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
    Hoje é