Estão abertas as inscrições para o programa Aprendiz do Futuro

HomeGoiás

Estão abertas as inscrições para o programa Aprendiz do Futuro

Foi iniciada a vacinação com a 4ª dose em Goiânia para o grupo de idosos
Jovem é preso por aliciar menores, por meio de jogos online, para abuso sexual
Após ataque criminoso em cidade do Mato Grosso, Governo de Goiás reforça segurança na fronteira

As inscrições são gratuitas e seguem até 30 de dezembro. Podem participar jovens, de 14 a 16 anos, em situação de vulnerabilidade social. Os integrantes desempenham tarefas administrativas em secretarias estaduais, fóruns, tribunais, colégios e outros órgãos públicos 

O programa insere jovens no mercado de trabalho, promovendo profissionalização, inclusão social e cidadania e combatendo a evasão escolar e o desemprego – Foto: divulgação

Estão abertas as inscrições para o Programa Aprendiz do Futuro, iniciativa destinada a jovens, de 14 a 16 anos incompletos, que promove inclusão produtiva, capacitação profissional e acesso ao mercado de trabalho. Desenvolvido pela Demà Jovem by Renapsi e Governo de Goiás, o programa é voltado para adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Com 6.250 aprendizes ativos em todo o estado e mais de 12 mil beneficiados desde 2021, o Aprendiz do Futuro abre um caminho de possibilidades de formação qualificada e oferece oportunidades de geração de renda, que impacta não apenas os jovens, mas também suas famílias.

Criado em 2021, o programa é pioneiro no Brasil. Além da abordagem que combina aprendizado teórico e prático, a iniciativa já proporcionou oportunidades únicas como um intercâmbio internacional para 24 participantes, que puderam vivenciar uma imersão cultural e educacional na Europa. Juan Carlos Moreno, CEO da Demà Jovem by Renapsi, detalha a importância do programa e destaca seus benefícios socioeconômicos.

“Em três anos, testemunhamos como o programa transforma vidas, proporcionando formação profissional e suporte financeiro às famílias, além de garantir vivências que ampliam horizontes. Uma oportunidade ímpar para jovens construírem seu futuro com dignidade, visão de futuro e apoio integral”, observou.

Inscrições gratuitas: O executivo reforça que as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 30 de dezembro no site oficial . Além disso, ressalta que os jovens já cadastrados na plataforma, devem renovar seus dados diretamente no portal e a lista de pré-requisitos necessários para participar:

  • Ter entre 14 e 16 anos incompletos (15 anos e 11 meses) até o encerramento do edital;
  • Ser estudante do Ensino Fundamental ou Médio (ou já ter concluído o Ensino Médio);
  • Estar em situação de vulnerabilidade econômica;
  • Ser aluno da rede pública de ensino ou bolsista integral em escola particular;
  • Possuir renda familiar de até dois salários mínimos ou meio salário per capita;
  • Ter a família inscrita no CadÚnico.

Ainda segundo o CEO, o programa tem como propósito a inclusão. Por isso, para pessoas com deficiência (PcD), não há limite de idade.

“Nosso programa também prioriza jovens indígenas, quilombolas, ciganos, afrodescendentes, ou pertencentes a famílias impactadas por violência doméstica, além de adolescentes em medidas socioeducativas ou de proteção”, comentou.

A coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, detalha o valor social do projeto e como a iniciativa impulsiona o mercado local.

“O Aprendiz do Futuro é uma porta de entrada para adolescentes em situação de vulnerabilidade social se conectarem ao mercado de trabalho sem abdicar dos estudos. É um verdadeiro instrumento de transformação social”, concluiu.
Demà Global | A Demà Global é uma tecnologia social comprometida com a promoção da inclusão social, educação e desenvolvimento profissional de jovens e adolescentes. Desde sua criação, atua para oferecer oportunidades transformadoras por meio de programas de aprendizagem e integração ao mercado de trabalho, beneficiando hoje mais de 35 mil jovens em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil. Com foco em ações de impacto social e sustentabilidade, a tecnologia é responsável por estratégias educacionais e sociais baseadas em educação, trabalho e renda, colaborando diretamente com empresas, órgãos públicos e organizações sociais para garantir que jovens tenham acesso a programas que não apenas os capacitam profissionalmente, mas também os auxiliam a desenvolver habilidades pessoais e sociais.

A Demà contribui diretamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente nos campos de educação de qualidade, emprego digno e redução de desigualdades. Por meio de uma metodologia inclusiva e inovadora, a tecnologia busca preparar as novas gerações para os desafios do mercado de trabalho, oferecendo suporte contínuo, formação integral e oportunidades de autonomia e geração de renda, promovendo assim um impacto social positivo e duradouro.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
    Hoje é