Em meio a ameaças de uma 3° onda da Covid-19, Conmebol anuncia que Brasil será sede da Copa

HomeManchete

Em meio a ameaças de uma 3° onda da Covid-19, Conmebol anuncia que Brasil será sede da Copa

Gestação durante a pandemia do coronavírus
Viagens canceladas ou adiadas por conta da pandemia
TCC na quarentena: você consegue?

Colômbia e Argentina recusaram sediar a Copa América. Por motivos óbvios: a pandemia. No Brasil, um país que já superou os 460 mil mortos, a CVF topou receber o torneio, que será realizado entre 11 de junho e 10 de julho. As cidades-sedes serão Natal, Brasília, Pantanal, Pernambuco e Manaus, a capital do Amazonas, símbolo da maior tragédia da pandemia. E a final acontecerá no Maracanã.

O Globo | Foto: CBF/Divulgação

A Conmebol anunciou na manhã desta segunda-feira (31), que a Copa América 2021 acontecerá no Brasil. A competição de seleções estava sem sede após Argentina e Colômbia desistirem de realizar o evento, que acontecerá entre 13 de junho e 10 de julho. É a 6ª vez que o país recebe o torneio.

O torneio foi retirado da Argentina de última hora, mas datas serão mantidas e jogos devem ser realizados com portões fechados.

“A Conmebol Copa América 2021 será disputada no Brasil! As datas de início e término do torneio estão confirmadas. Os locais e os jogos serão informados nas próximas horas. O torneio de seleções mais antigo do mundo fará vibrar todo o continente!”, escreveu a entidade ao anunciar a mudança em suas redes sociais.

A decisão foi tomada em reunião de emergência realizada nesta manhã, em que a entidade analisou as opções e cenários. Um possível cancelamento também estava em pauta. Trazer a competição para o Brasil não era visto como uma possibilidade, mas o cenário mudou durante a reunião.

No último dia 20, a Conmebol resolveu retirar a competição da Colômbia por conta dos violentos confrontos e protestos que vêm ocorrendo em meio à reforma previdenciária do país. Na época, o governo do país pediu que a competição fosse adiada. O órgão sul-americano rejeitou imediatamente o pedido e anunciou que a Argentina assumiria todo o torneio.

Já no último domingo, o ministro do Interior da Argentina, Eduardo Pedro, afirmou que a situação sanitária local, em meio à pandemia do novo coronavírus, torna “muito difícil” a realização do torneio. No sábado, o país iniciou nove dias de quarentena total, enquanto registra média diária sem precedentes de 30 mil infecções e quase 500 mortes, com o sistema de saúde no limite. Logo depois, a Conmebol anunciou a suspensão da competição na Argentina.

O Brasil foi a sede da última edição da competição, em 2019, quando saiu campeão sobre o Peru. Além de dez seleções sul-americanas afiliadas à Conmebol, participaram Japão e Qatar como convidados. O país sediou o evento também em 1919, 1922, 1949 e 1989.

Nesta ano a seleção brasileira está no Grupo A, juntamente com Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. A estreia está marcada para o dia 14 de junho, às 20h (de Brasília). A equipe já iniciou a preparação para as Eliminatórias da Copa, e está reunida na Granja Comary desde a última quinta-feira.

O Globo | Foto: CBF/Divulgação

COMMENTS

WORDPRESS: 0
    Hoje é