A decisão preventiva, foi adotada por conta do grande aumento de casos de pessoas com graves irritações nos olhos. Orientação para o consumidor é não usar ou comprar esses produtos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta sexta-feira (10) a venda no país de todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos.
A medida abrange todas as pomadas que estiverem no comércio brasileiro, independentemente de sua origem. Ou seja, vale tanto para as fabricadas no Brasil quanto para as importadas.
Segundo a Anvisa, a decisão é preventiva e temporária e foi adotada em razão do aumento do número de casos de “efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto” e ainda em investigação.
Pessoas que usaram produtos do tipo têm procurado atendimentos de emergência com graves irritações nos olhos.
Segundo a agência, no momento, são realizados testes, provas e análises para apurar o caso. Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote pode ser comercializado e não deve ser usado por consumidores e profissionais de beleza.
⚠Consumidores
- Não use ou adquira esses produtos.
- Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.
- Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente com água em abundância/
- Em caso de qualquer efeito indesejado procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você.
Profissionais, salões e comércio
Já no caso profissionais que atuam em salões e comércio em geral, as orientações são:
- Não utilizem esses produtos em nenhum cliente.
- O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores.
- Não comercialize esses produtos enquanto a medida estiver em vigor.
- Não existe determinação de recolhimento no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.
COMMENTS