O deputado estadual Dr. George Morais e a deputada federal Flávia Morais, ambos do PDT, realizaram, nos últimos 30 dias, 14 edições do programa Saúde em Movimento. A ação atendeu milhares de pessoas e realizou 4.103 exames, incluindo procedimentos como ultrassonografia obstétrica 5D, mama, endovaginal, hérnia, tireoide, abdome superior, próstata e bolsa escrotal.
Os mutirões foram realizados nas cidades de Trindade, São Miguel do Passa Quatro, Cristianópolis, Santa Rosa de Goiás, Palmeiras de Goiás, Montividiu, Iporá, Firminópolis, Ipameri, Goiandira, Anhanguera, Ouvidor, Três Ranchos e Campo Alegre de Goiás. Em cada cidade, as equipes de saúde destacaram a importância da prevenção e da realização regular de exames.
De acordo com Flávia Morais, a previsão é que, neste ano, o Brasil registre 708 mil novos casos de câncer. “É muito importante fazer a prevenção, porque nós sabemos que o câncer é uma doença que tem cura se for descoberta no início. Mas, infelizmente, 40% dos casos descobertos no Brasil já estão em fase avançada”, pondera a deputada, que é vice-presidente da Comissão de Combate ao Câncer na Câmara Federal.
O deputado estadual Dr. George Morais reforçou o propósito social da ação. “O Saúde em Movimento nasceu da nossa vontade de garantir mais acesso a serviços de saúde e conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção. A quantidade de exames realizados mostra que estamos no caminho certo, mas também que há uma demanda enorme. Vamos continuar trabalhando para levar esta iniciativa a todas regiões de Goiás”.
A gestante Karol dos Reis, atendida no mutirão em Palmeiras de Goiás, realizou uma ultrassonografia obstétrica 5D. Mãe de um casal, ela descobriu que espera mais uma menina. “Esta gravidez está sendo difícil, estou perdendo líquido e tive sangramento. Ver que está tudo perfeito é muito bom”, celebrou após ver o rostinho da bebê, que se chamará Isis Sofia. “Foi um privilégio ser atendida pelo Dr. George Morais e sua equipe. Ainda estou sem acreditar”.
Estão previstos mais cinco mutirões de exames do programa até o final de novembro: em Goiânia, nos dias 19 e 27; em Jataí, dia 21; Caiapônia, dia 22; e Doverlândia, dia 23.
Diagnóstico precoce salva vidas
Em Cristianópolis, a prefeita Juliana Costa (UB) relembrou o caso de uma moradora da cidade que realizou o exame na clínica móvel do Saúde em Movimento no ano passado. “Com esse tratamento preventivo, já conseguimos ajudar muitas pessoas da nossa cidade. A Irmã Eva fez o exame de tireoide e foi detectado um câncer. Hoje ela já fez a cirurgia e está bem. Graças a este projeto, ela está curada”, contou a prefeita durante o mutirão realizado em 25 de outubro.
O vice-prefeito de Goiandira, Neusmar Santana (UB), também realizou uma ultrassonografia de tireoide, na qual foram detectados nódulos. “Sou profissional de saúde e nunca havia feito este exame. Entrei para cumprimentar o Dr. George, e ele sugeriu que eu fizesse. Por incrível que pareça, foi constatado um nódulo na tireoide. Parece que está maior e já foram solicitados mais exames. Mas Deus vai ajudar, e vai ser algo simples”, compartilhou ele na abertura do mutirão.
COMMENTS