Da guerra das cadeiras à baixa da guarda na política eleitoral: “Diálogo Cultural” de Alexânia mostrou que a arte faz o progresso dançar e a política pacífica acontecer!

HomeBrasil

Da guerra das cadeiras à baixa da guarda na política eleitoral: “Diálogo Cultural” de Alexânia mostrou que a arte faz o progresso dançar e a política pacífica acontecer!

Rita Lee morre aos 75 anos, em São Paulo
Galvão Bueno irá lançar e participar de peça sobre sua vida
Lançamento da: “22ª Edição – Bon Odori 2024 – Tema: Anime-se!

A noite de domingo (15) fez o cenário político paulistano pegar fogo durante o encontro promovido pela TV Cultura no debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo. O candidato José Luiz Datena (PSDB) agrediu Pablo Marçal (PRTB) ao arremessar cadeira contra o adversário. O assunto é o mais comentado em todos os veículos e redes sociais, e traz um cenário de revanche e brigas. Entretanto, esta visão manchada da corrida eleitoral tem tudo para ter um outro olhar. A guerra pode estar com os dias contados e a arte pode ser a grande precursora deste novo cenário.

No último dia 14 de agosto, a arte venceu uma guerra política socialmente imposta durante diversos períodos eleitorais. Tudo isso foi possível com a mobilização de uma ação intitulada “Diálogo Cultural”, uma iniciativa que buscou mobilizar e estimular os pré-candidatos ao cargo de prefeito de Alexânia-GO em relação às ações culturais que serão implementadas no próximo governo, tendo em vista a inauguração do 1º Teatro do município, construído pelos empresários Edna Pinato e Arnoldo Jacaúna.

Os pré-candidatos ao cargo de prefeito de Alexânia, Warley Gouveia e seu vice, Naldim Magalhães, do Partido Podemos e Matheus Ramos e sua vice Cida do Gelo, do Partido União Brasil, entraram na dança da união pacificadora, ao som do hit “Casca de Bala”. O objetivo do Diálogo Cultural foi promover um encontro entre política e cultura, incentivando os pré-candidatos a incluírem a cultura local em seus planos de governo, com o intuito de fomentar o desenvolvimento cultural sustentável de Alexânia, tendo como epicentro o Teatro Marie Padille, em construção, com inauguração marcada para o início de 2025.

O candidato Warley Gouveia mostrou satisfação em participar desse momento cultural. “Participar deste encontro cultural foi uma oportunidade de lembrar que, acima das disputas políticas, está o bem maior da nossa cidade e do nosso povo. A cultura tem um papel fundamental em nos unir e em fortalecer nossos laços como comunidade. Fazer parte desse momento, no Teatro Marie Padille, reforça a importância de termos espaços que promovam o diálogo, a criatividade e o respeito, independentemente das diferenças políticas. Acredito que, por meio da cultura, podemos superar rivalidades e trabalhar juntos por um futuro de mais união e progresso para Alexânia”, defende.

O Teatro Marie Padille foi cenário pioneiro de uma paz política em um momento em que rivalidades e brigas sempre permeiam essas relações. Envolver temas antagônicos, como política e cultura, foi eleitoralmente possível, e a política e cultura podem até parecer inimigos naturais, mas quando se unem, mostram que são a dupla dinâmica do progresso! Iniciativas como o Diálogo Cultural são o palco perfeito para essa colaboração. Quando criamos espaços para diálogo e trocas, esses dois temas, que à primeira vista parecem opostos, na verdade se fortalecem e ajudam a construir uma sociedade mais criativa e inclusiva.

A empresária Edna Pinato, grande idealizadora desta ação, explica que o Diálogo Cultural vai além de ser só um evento; ele é um divisor de águas que mostra o poder da parceria entre política e cultura. “Ao juntarmos essas forças, criamos políticas públicas que realmente valorizam e promovem a nossa cultura local. Esse projeto prova que a cultura é um motor essencial para o crescimento econômico e social da nossa cidade – e juntos, podemos fazer muito mais!”, enaltece.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
    Hoje é