A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza, nesta sexta-feira (1º/12), a abertura da Campanha Nacional Dezembro Vermelho, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, durante o Dia Mundial de Luta contra à Aids, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e celebrada anualmente desde 1988 no Brasil. Serão realizadas testagens rápidas de HIV, sífilis, hepatite B e C, em servidores e visitantes do local. A ação dá início às atividades da programação para o mês dedicado à luta contra HIV/aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
De acordo com o boletim de ISTs da Secretaria, de 2018 até 2023, morreram no estado 1.718 pessoas pela doença, sendo que mais da metade foi população jovem do sexo masculino. No mesmo período as notificações de HIV em Goiás, registrou 9.850 casos. Quase 8 mil, só em homens com idades entre 20 e 49 anos.
Além das ações que ocorrem durante todo o ano e são intensificadas em dezembro, os testes são realizados nos municípios em Unidades Básicas de Saúde ou nos Centros de Testagens e Aconselhamento (CTAs). Quando há necessidade de acompanhamento, a pessoa é encaminhada ao Serviço de Assistência Especializada (SAE), sendo 17 pontos de serviços em funcionamento no estado.
COMMENTS