HomeCultura

Romaria do Divino Pai Eterno 2023 se inicia na próxima sexta (23); veja a programação

Arca Parque presenteia moradores de Trindade no aniversário da cidade
Polícia investiga morte de jovem de Trindade, em hospital de Goiás 
Sessão é encerrada em Trindade sem votação de possível Improbidade

A tracional Romaria do Divino Pai Eterno em Trindade, terá incio na próxima  sexta- feira (23), e vai até o dia 2 de julho (domingo), dia da grande Festa. “O Pai Eterno nos chama e envia” é o tema escolhido para a Romaria do Divino Pai Eterno deste ano. A expectativa é que aproximadamente três milhões de pessoas participem dos dez dias deste evento religioso, que é a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno

Romaria do Divino Pai Eterno – Foto: divulgação

O Santuário Basílica, Igreja Matriz, Igreja do Santíssimo Redentor e CineTeatro Afipe oferecem uma extensa programação. Ao todo, serão realizadas cerca de 180 celebrações durante os dez dias de festa. São missas, novenas, procissões, batizados, vigílias, alvoradas e confissões. Nos dias, 24, 25 e 30 de junho e 1º e 2 de julho, no Santuário Basílica, haverá missas durante a madrugada.

Dentro da programação especial, acontece a 7° Romaria da Vila São Cottolengo, Romaria Vocacional do Regional Centro-Oeste da CNBB, 4° Romaria dos Motociclistas, 2° Romaria dos Ciclistas, Romaria da Juventude, Romaria do movimento Mães que Oram pelos Filhos, Romaria dos Militares, desfile e Missa dos Cavaleiros e Muladeiros, Missa dos Foliões, desfile e Missa dos Carreiros e os eventos no dia da grande Festa.

Toda a estrutura e organização da Festa de Trindade, no Santuário Basílica e na Igreja Matriz, contam com a colaboração de diversos padres e religiosos, de várias comunidades e províncias. Eles se dedicam ao atendimento aos romeiros e às celebrações das missas e novenas. Além dos sacerdotes, os voluntários e colaboradores envolvidos diretamente na organização são distribuídos em diversas equipes. Eles trabalham no serviço de manutenção da estrutura e acolhimento aos devotos, comunicação, secretaria, Sala das Confissões, equipes de limpeza, apoio, liturgia e alimentação.

Tema da Romaria 

O tema está em concordância com o 3° Ano Vocacional da Igreja no Brasil. E se fundamenta na afirmação de que a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança. O texto bíblico traz “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)” ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.

Em cada dia, um subtema será tratado de forma mais aprofundada nas missas e novenas. A expectativa é que o romeiro consiga a partir do tema geral da festa e também dos subtemas, a conscientização de que ele foi chamado por Deus a existir neste mundo e aqui desempenhar a sua missão.  

História da Devoção

Com mais de 180 anos, a devoção ao Divino Pai Eterno, em Trindade, teve início por volta de 1840. A história narra que o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um Medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. Eles beijaram a imagem, levaram-na para casa e a colocaram em um altar. Com isso, deram início à oração do terço em família e depois também com os vizinhos. A notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres.

Organização e Estrutura 

Para garantir mais tranquilidade aos devotos do Divino Pai Eterno, que visitam a Capital da Fé de Goiás, o Santuário Basílica aumentou o número de seguranças que trabalham no local. Além disso, o local conta com muitos postes de iluminação implantados. Durante a Romaria, os seguranças da equipe de apoio se revezarão, dia e noite, em lugares como a praça, o estacionamento e a secretaria. O Santuário possui um sistema próprio de monitoramento por câmeras que ficam ligadas 24 horas por dia, garantindo tranquilidade aos romeiros.

A Igreja Matriz de Trindade, conhecida também como Santuário Velho, foi inaugurada em 1912 e é o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno. O local é um dos principais pontos  de peregrinação  dos romeiros que visitam a Capital da Fé de Goiás. Em 2013, foi tombada como Patrimônio Cultural Material do Brasil pelo Iphan. Em 2012, ano em que completou 100 anos, a igreja já havia conquistado o primeiro tombamento, recebendo o título de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Por conta de seu valor histórico, passou a ter proteção especial, garantindo sua preservação e de seu entorno para gerações atuais e futuras. Nela, serão realizadas várias celebrações durante a Romaria 2023.

Novo Santuário 

A Romaria de Trindade também é uma oportunidade de ver de perto a construção do Novo Santuário. A grandiosidade da obra já pode ser vista à distância, uma vez que um dos braços da cruz que compõe a forma do Santuário está na fase de colocação dos tijolos. Essa fase corresponde ao espaço reservado para a capela do Batismo. Durante a Romaria 2023, grupos organizados poderão visitar o canteiro de obras. O cuidado para que todos percorram os itinerários com segurança tem sido uma das preocupações dos responsáveis por essa visita.

Segurança Pública 

A Polícia Militar estará presente com um efetivo de 2 mil profissionais, 21 bases elevadas, pessoal em pontos estratégicos para dar suporte aos romeiros, além do serviço normal de patrulhamento ostensivo e preventivo do município. O serviço de inteligência também se deslocará para o apoio. Todas as especializadas do Estado de Goiás, como Rotam, Giro, Choque, Cavalaria e Bope estarão presentes para proporcionar segurança pública. A Polícia Civil estará nos 10 dias de romaria com 500 profissionais, além do efetivo normal. Terá pontos espalhados em locais estratégicos, e delegacias móveis. O Corpo de Bombeiros disponibilizará 700 servidores com trabalho ininterrupto em viaturas preparadas com equipamentos modernos. O objetivo é diminuir, ao máximo, a resposta de atendimento aos romeiros que estarão em Trindade.

OVG 

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), mais uma vez, montará o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) na Rodovia dos Romeiros. O CAR funcionará 24 horas, durante os dez dias do evento, com apoio de cozinheiras, atendentes de balcão, funcionários da OVG. O espaço oferece acolhimento, conforto e segurança a milhares de pessoas. E recebe peregrinos que caminham em direção a Trindade durante a Romaria do Divino Pai Eterno, no fim do mês de junho e início de julho.

O Centro fica no meio do caminho para quem sai a pé de Goiânia e percorrem os 18 quilômetros até a cidade. Os peregrinos são recebidos por colaboradores, voluntários e bolsistas da OVG, que se revezam em várias funções, na linha de frente e nos bastidores. Parte da equipe trabalha na produção dos lanches, enquanto a outra se encarrega de servir os romeiros, com pão, leite, café, chá, suco e água.

A estrutura conta banheiros químicos, espaço para descanso, capela, atendimentos de primeiros-socorros e ambulância. Todo esse suporte é fruto de parcerias com órgãos estaduais, entidades de classe e empresas da iniciativa privada, que contribuem com doações de serviços e produtos.

Programação 

Diária
5h:
 Alvorada Festiva.
5h20: Procissão da Penitência – Da Igreja Matriz até a praça do Santuário Basílica. (TV Pai Eterno e Rádio Difusora Goiânia).

Praça do Santuário Basílica  

Missa: 6h (TV Pai Eterno e Rádio Difusora Goiânia).
Missa com novena: 19h30. (TV Pai Eterno e Rádio Difusora Goiânia).

Santuário Basílica  

Missas: 10h30, 17h30 e 22h.
Missas com novenas: 8h e 15h. (TV Pai Eterno).
Visita ao Santíssimo Sacramento (Adoração e Bênção) e à Virgem Maria: 7h15 e 14h.

Igreja Matriz 

Missas: 7h, 11h, 16h30 e 19h.
Missas com Novenas: 9h e 14h. Visita ao Santíssimo Sacramento (Adoração e Bênção) e à Virgem Maria: 8h15 e 13h.

Igreja do Santíssimo Redentor (Pe. Pelágio) 

Missas: 8h e 18h.
Missa com novena: 11h.
Batismos: 9h30 e 16h. (Inscrições antecipadas na secretaria paroquial, WhatsApp: (62) 3505.1129).

 Carmelo Santíssima Trindade 

Missa: 7h.

Vila São Cottolengo
Missa:
 9h. 

Confissões: Todos os dias no Santuário Basílica e na Igreja Matriz das 6h às 21h.

Visitas Guiadas ao canteiro de obra do Novo Santuário do Divino Pai Eterno das 8h às 18h.

Programação Especial
DIA 23/06 – SEXTA-FEIRA
6h
 Saída da 14º Romaria dos Militares – Trevo de Goiânia.
10h30 Missa dos Militares – Santuário Basílica.
17h 7º Romaria da Vila São Cottolengo – Trevo de Goiânia.
19h 7º Romaria da Polícia Civil – Terminal Padre Pelágio.
23h Bênção para os policiais da Polícia Civil – Santuário Basílica 

DIA 24/06 – SÁBADO
10h30
 Missa da Romaria dos Acólitos e Coroinhas do Regional Centro- -Oeste da CNBB – Santuário Basílica. (TV Pai Eterno).
17h Romaria Vocacional do Regional Centro-Oeste da CNBB – Trevo de Goiânia.
17h Romaria da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia-GO – Trevo de Goiânia.
17h Romaria da Juventude – Trevo de Goiânia.
17h Saída da 4º Romaria dos Motociclistas – Terminal Padre Pelágio.
17h30 Missa com os foliões – Praça do Santuário. (TV Pai Eterno).
18h Bênção aos Motociclistas – Porta Principal do Santuário Basílica.
22h Missa da Romaria Vocacional do Regional Centro-Oeste da CNBB e da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia-GO – Santuário Basílica.

DIA 25/06 – DOMINGO
10h30
 Missa para as crianças – Romeirinhos do Divino Pai Eterno – Santuário Basílica.
16h30 2º Romaria dos Ciclistas – Trevo de Goiânia.
17h30 Missa da Juventude – Praça do Santuário. (TV Pai Eterno).
18h30 Bênção para os ciclistas – Porta Principal do Santuário Basílica.

DIA 26/06 – SEGUNDA-FEIRA
19h30
 Participação das Paróquias do Vicariato Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da Arquidiocese de Goiânia – Praça do Santuário Basílica.

DIA 27/06 – TERÇA-FEIRA
19h30
 Participação das Paróquias do Vicariato Nossa Senhora da Piedade da Arquidiocese de Goiânia – Praça do Santuário Basílica.

DIA 28/06 – QUARTA-FEIRA
19h30
 Participação das Paróquias do Vicariato Nossa Senhora Aparecida da Arquidiocese de Goiânia – Praça do Santuário Basílica.

DIA 29/06 – QUINTA-FEIRA
7h30
 Romaria dos Carros de boi, Cavaleiros e Muladeiros com bênção – Praça da Igreja Matriz.
17h30 Missa das Obras Sociais Redentoristas – Santuário Basílica.
19h30 Participação das Paróquias do Vicariato Nossa Senhora Auxiliadora da Arquidiocese de Goiânia – Praça do Santuário Basílica.

DIA 30/06 – SEXTA-FEIRA (DIA DEDICADO À VILA SÃO COTTOLENGO)

19h30 Participação das Paróquias do Vicariato Nossa Senhora da Abadia da Arquidiocese de Goiânia – Praça do Santuário Basílica.
19h30 Participação dos internos da Vila São Cottolengo – Praça do Santuário Basílica.
22h Missa com a juventude e logo em seguida adoração ao Santíssimo – Igreja Matriz.

DIA 01/07 – SÁBADO
14h
 Encontro dos Carreiros, Cavaleiros e Muladeiros – Cineteatro A­fipe.
10h30 Romaria do movimento Mães que Oram pelos Filhos.
17h30 Missa com os Carreiros, Cavaleiros e Muladeiros – Praça do Santuário Basílica. (TV Pai Eterno).

MISSAS NA MADRUGADA
24 e 25/06
 – 0h, 2h e 4h – Santuário Basílica.
30/06 e 01/07 – 0h, 2h e 4h – Santuário Basílica.
02/07 – 0h, 2h – Santuário Basílica.

DIA DA FESTA – 02 DE JULHO
4h30
 Alvorada Festiva.
5h Procissão da Penitência, saindo da Igreja Matriz para a praça do Santuário Basílica. (TV Pai Eterno e Rádio Difusora Goiânia).
5h45 Santa Missa – Praça do Santuário Basílica. (TV Pai Eterno e Rádio Difusora Goiânia).
8h Missa Solene da Festa – Praça do Santuário Basílica. (TV Pai Eterno e Rádio Difusora Goiânia).
17h30 Procissão Luminosa e Celebração de Encerramento, saindo da Igreja Matriz até a praça do Santuário Basílica (Levar velas). (TV Pai Eterno e Rádio Difusora Goiânia).

MISSAS NESTE DIA
Santuário Basílica:
 10h30, 12h, 13h30 e 15h.
Igreja Matriz: 5h30, 7h, 8h30, 10h, 11h30, 13h e 14h30.
Igreja do Santíssimo Redentor: 8h, 11h e 14h.

Carmelo: 7h.

Vila São Cottolengo: 9h. Batismos neste dia: Igreja do Santíssimo Redentor: 9h30.

DIA 03 DE JULHO, segunda-feira depois da festa (Dia especial de oração pelos romeiros já falecidos)
5h Toque de despertar.
MISSAS NO SANTUÁRIO BASÍLICA: 5h30, 6h55 (TV Pai Eterno), 10h e 19h30.
MISSAS NA IGREJA MATRIZ: 7h, 9h e 19h. (TV Pai Eterno)

COMMENTS

WORDPRESS: 0
    Hoje é