HomeGoiás

Comércio goiano registra alta nas vendas em março, aponta IBGE

Saneago reforça ações de educação ambiental no período de estiagem
Lula estará em Goiás para inauguração de ferrovia nesta sexta-feira, 16
“Torcedores” são presos por agressão a frentista em Goiânia

Setor fecha primeiro trimestre com crescimento de 1,2%; na comparação com março de 2022, volume de vendas apresenta variação positiva de 1,7%

IBGE registra alta no comércio goiano em março; variação é de 1,7% na comparação com março de 2022 – Foto: divulgação

O setor de comércio varejista goiano apresentou crescimento de 1,1% em março de 2023 e fechou o primeiro trimestre com alta de 1,2%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e foram divulgados nesta quarta-feira (17/05) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A alta foi puxada pelas vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (28,3%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (13,5%); móveis e eletrodomésticos (6,2%); e outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,7%).

Em virtude do aumento de 19,3% no volume de vendas de veículos, motocicletas, partes e peças, o comércio varejista ampliado apresentou alta de 2,8% em março. Por outro lado, houve queda de 11,1% nas vendas de material de construção e de 31,5% no setor de atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo.

“Temos um crescimento de 1,7% do setor na comparação com março do ano passado, com destaque para as vendas de equipamentos e materiais de informática, que acumulam alta de 27,5% neste ano”, destaca o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.

Nacional
No Brasil, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,8% e registrou resultados positivos em 23 das 27 unidades da Federação. O varejo cresceu 1,5% na média móvel trimestral; 3,2% na comparação com março de 2022; 2,4% no acumulado do ano; e 1,2% no acumulado de 12 meses.
A Pesquisa Mensal de Comércio produz indicadores sobre o comportamento conjuntural do comércio varejista no País, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, cuja atividade principal é o comércio varejista.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
    Hoje é