HomeSaúde

Projeto do deputado estadual Dr. George Morais propõe conscientizar a importância do ácido fólico

Ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello presta depoimento à CPI da Pandemia
Agrodefesa atualiza relação de municípios com alto risco para a raiva dos herbívoros
Aulas na rede estadual de Educação começam nesta segunda-feira (22/01)

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás, de autoria do deputado Dr. George Morais (PDT) projeto de lei nº 363/23, que dispõe sobre a  criação da Semana Estadual de Conscientização sobre a importância do uso de ácido fólico no organismo, a ser realizada, anualmente, na primeira semana de outubro.

Dr. George Morais – Foto: divulgação

O ácido fólico – que também é muito conhecido como Vitamina B9, ou folato, ou ainda metilfolato – é uma vitamina solúvel em água. Como o organismo não consegue armazenar essa vitamina por muito tempo, é preciso fazer a reposição diária. Ele serve para fabricar células sanguíneas, curando ferimentos, ajudando a produzir músculos, entre outras coisas.

De acordo com o projeto, fará parte da semana: a ampla divulgação da importância de manter os níveis adequados de ácido fólico no organismo; a participação dos estabelecimentos estaduais de saúde na campanha e a realização de palestras para demonstrar a necessidade do ácido fólico no organismo. O parlamentar propõe também incluir a campanha no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás.

O deputado justifica que o medicamento usado durante o período pré-concepcional até o terceiro mês de gestação, assegura a prevenção de anomalias fetais.  “O ácido fólico é utilizado como agente preventivo de malformações congênitas no ser humano. Diversas pesquisas científicas comprovam sua eficácia na prevenção de defeitos no fechamento do tubo neural chamado (mielomeningocele), fenda nos lábios-palatina, malformações cardíacas e renais”, afirmou.

Dr. George ressalta que  estudos demonstram que o ácido faz forte atuação no desenvolvimento fetal, especialmente para o fechamento da capa craniana e da coluna vertebral do feto. Ainda justifica que a comprovação do uso da vitamina previne casos de anencefalia.

Via Alego

COMMENTS

WORDPRESS: 0
    Hoje é