HomeManchete

Hecad zera fila de espera por cirurgias para correção de ‘lábio leporino’

Caiado inaugura novo Centro de Convivência da Casa Militar, em Goiânia
ProBem divulga resultado final de seleção para cinco mil novos bolsistas
Governo de Goiás abre mais 746 vagas para cursos gratuitos de artes nas Escolas do Futuro

Espera para o procedimento durava, em média, um ano e sete meses; cirurgia realizada no tempo certo aumenta as chances de recuperação e a qualidade de vida dos pacientes

Fernanda Oliveira com o filho Denzel, de 2 anos, durante acompanhamento no Cerfis do Hecad: “Os procedimentos foram fundamentais para o desenvolvimento do meu filho” – Foto: divulgação

O Centro de Reabilitação de Fissuras Labiopalatinas (Cerfis), unidade que integra a estrutura do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) do Governo de Goiás, zerou a fila de espera por cirurgias para correção da malformação congênita popularmente conhecida como lábio leporino. A espera para o procedimento durava, em média, um ano e sete meses.

Entre fevereiro de 2022, quando o serviço foi transferido para o Hecad, e março de 2023, o Cerfis ultrapassou 5 mil atendimentos e 270 cirurgias. O serviço especializado é único no estado e realiza ainda exames, consultas, tratamento odontológico e acompanhamento multiprofissional com psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais. O Centro fornece cerca de 30 aparelhos ortodônticos gratuitos por mês para os pacientes que necessitam.

O supervisor do Cerfis, cirurgião bucomaxilofacial Leonardo Andrade, afirma que a condição atinge 1 em cada 650 bebês nascidos. “Durante o desenvolvimento do feto, podem ocorrer erros de fusão, que deixam abertas fendas no lábio, no palato (céu da boca) ou em ambos”, explica. “É importante que o tratamento, de longa duração, seja realizado no tempo correto, para que a criança consiga se alimentar, falar e crescer com saúde e autoestima”, destaca.

Tratamento
O Cerfis tem mais de mil pacientes em tratamento. Um deles é Denzel Guimarães, de 2 anos, que nasceu com fissuras no lábio e no palato. Ele é atendido no Cerfis desde os 3 meses de vida. “Nós passamos por momentos muito difíceis, porque ele não conseguia mamar, fazer o movimento de sucção”, conta a mãe, Fernanda Oliveira.

“O Denzel já passou por duas cirurgias e os procedimentos foram fundamentais para o desenvolvimento do meu filho”, comemora. O tratamento é 100% gratuito e cada reabilitação é desenhada para o perfil do paciente. Além das cirurgias de fechamento do lábio e do palato, são necessários procedimentos complementares no nariz e gengivas, entre outros.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
    Hoje é