Siamesas Valentina e Heloá são separadas em Goiânia, após cirurgia com duração de mais de 10 horas 

HomeGoiás

Siamesas Valentina e Heloá são separadas em Goiânia, após cirurgia com duração de mais de 10 horas 

Goiás pode registrar temperaturas abaixo de zero graus nos próximos dias
Luísa Sonza faz show em Goiânia
Bloco do Carneiro contará com sete atrações

Valentina e Heloá Prado, de 3 anos, passam por tratamento há cerca de dois anos. Elas estavam unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, genitálias, intestinos delgado e grosso. 

Valentina e Heloá Prado, de 3 anos – Foto: divulgação

Após mais de 10 horas de cirurgia, as siamesas Valentina e Heloá Prado, de 3 anos, foram separadas, no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia. 

A cirurgia aconteceu na quarta-feira (12). Segundo o médico responsável pelo procedimento, Zacharias Calil, as crianças estavam unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, genitálias, intestinos delgado e grosso. 

“É uma cirurgia muito complexa, com longo tempo de anestesia e cirurgia.”, disse Zacharias Calil. 

O corpo das gêmeas foram separados por volta das 20h. Valentina deixou o centro cirúrgico por volta das 23h e Heloá foi liberada em seguida, por volta da meia noite. A separação das duas contou com cerca de 50 profissionais. Segundo Zacharias Calil, elas devem retornar ao centro cirúrgico em três semanas. 

Tivemos que dividir o fígado, o intestino delgado e o intestino grosso. Tivemos que modificar o sistema urinário delas porque elas apresentavam alterações que não tinham sido diagnosticadas. No mais, separamos o osso, a bacia”, explicou Zacharias Calil. 

Valentina e Heloá são naturais de Guararema, cidade do interior de São Paulo e estão em tratamento em Goiânia há cerca de dois anos. Após o início do acompanhamento médico, os pais das crianças decidiram se mudar para Morrinhos, no interior de Goiás. 


 Via G1

 

COMMENTS

WORDPRESS: 0
    Hoje é