HomeSaúde

Todos os estados brasileiros registraram alta nos casos de covid-19, aponta Fiocruz

Política de preços da estatal pode mudar, após reunião do Conselho de Administração da Petrobras
Em declaração à nação, Bolsonaro recua e diz que nunca teve a intenção de agredir nenhum Poder
Economia goiana teve crescimento de 3,14% em janeiro, aponta Banco Central

Pesquisador da Fiocruz voltou a defender a importância de medidas de proteção nesta fase da pandemia

Teste do Plano Nacional de Testagem para a Covid-19, na Feira dos Importados, em Brasília| Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

De acordo com levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quarta-feira, 23, todas as regiões brasileiras registraram aumento de casos de Covid-19 no início de novembro, frente ao mês anterior. Atualmente, a doença representa mais de 61% de todos os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no Brasil.

De acordo com o boletim InfoGripe, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraíba foram os destaques negativos, com as maiores altas de SRAG. Nestas regiões, os contágios por Covid-19 crescem desde o início de outubro.

O pesquisador da Fiocruz e responsável pela pesquisa, Marcelo Gomes, voltou a defender a importância de medidas de proteção nesta fase da pandemia.

“Para diminuir a transmissão do vírus, é extremamente importante que a população retome o uso de máscaras adequadas em situações de maior exposição, como transporte público, locais fechados ou mal ventilados, aglomerações e nas unidades de saúde. Além disso, estar com a vacinação em dia é fundamental para diminuir o risco de agravamento da doença”, reforça o coordenador do InfoGripe.

Segundo o boletim, 15 das 27 unidades federativas apresentam crescimento na tendência nos casos de longo prazo, nas últimas seis semanas. Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

O restante das unidades federativas apresenta tendência de alta no curto prazo. Na maioria dos estados, o aumento está presente na população adulta e nas faixas etárias acima de 60 anos.

Locais fechados

A Universidade Federal de Goiás (UFG) recomenda o uso de máscara em ambientes fechados e com aglomerações, tais como: salas de aulas, laboratórios, gabinetes, auditórios, bibliotecas, eventos, dentre outros. Além disso, o esquema vacinal completo, com especial atenção às doses de reforço, conforme orientações do Ministério da Saúde para cada grupo populacional, incluindo crianças e adolescentes.

Via Jornal Opção

 

COMMENTS

WORDPRESS: 0
    Hoje é