Fim do Bolsa Família; confira como serão as inscrições do Auxílio Brasil

HomeBrasil

Fim do Bolsa Família; confira como serão as inscrições do Auxílio Brasil

Primeira-dama da República, Michele Bolsonaro e deputada Magda Mofatto se encontram em clube de Caldas Novas
Seleção de estagiários do Governo de Goiás: últimos dias para inscrição
Governo demite diretor do MEC, após operação da PF sobre desvios em kits de robótica

Governo quer começar a pagar Auxilio Brasil em novembro. Tudo está dependendo da aprovação da PEC dos precatórios

Auxílio Brasil: Inscrições, valor das parcelas, quem tem direito e calendário (Imagem: montagem/FDR)

 

Segundo dados do Ministério da Cidadania, a partir de 17 de novembro os 14,6 milhões de beneficiários do Bolsa Família receberão o agora Auxilio Brasil, com reajustes mensais de até 20%. O calendário seguirá a data usual do Bolsa Família. O valor exato será divulgado nos próximos dias, quando será editada uma portaria para fiscalizar o novo plano social de substituição do Bolsa Família.

Na última sexta-feira (29) foi o último dia de pagamento do subsídio familiar, criado durante o governo Lula, em outubro de 2003, para atender famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza.  O plano inclui famílias com renda per capita mensal de até 89 reais e famílias com renda mensal per capita entre 89,01 reais e 178 reais, desde que tenham filhos ou adolescentes entre 0 e 17 anos.

A seleção para o programa Auxílio Brasil será feita a partir do Cadastro Único (CadÚnico). Esse registro permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita.

Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, você pode tentar participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado.

A partir do calendário de novembro, o Bolsa Família será substituído pelo Auxílio Brasil, que foi criado por uma MP juridicamente vinculativa (Medidas Provisórias), que ainda não foi aprovada pela Assembleia Nacional. O governo Bolsonaro pretende garantir que a renda mensal de cada família seja de no mínimo 400 reais, mas como o PEC dos Precatórios precisa ser aprovado, ainda há dúvidas de quando esse valor será atingido.

Sob a liderança dos parlamentares, as famílias que já foram beneficiadas receberão em média cerca de 220 reais por mês no próximo mês. A média de hoje é de 189 reais. No pagamento de dezembro, será emitido um valor complementar para quem não recebeu 400 reais em novembro.

Confira o calendário do Auxílio Brasil de novembro e dezembro

Final do NISNovembro

Dezembro

117/nov10/dez
218/nov13/dez
319/nov14/dez
422/nov15/dez
523/nov16/dez
624/nov17/dez
725/nov20/dez
826/nov21/dez
929/nov22/dez
030/nov23/dez

Bárbara Zeani (Estagiária)

COMMENTS

WORDPRESS: 0
    Hoje é