Dezesseis restaurantes participantes do festival oferecem menus veganos ou vegetarianos na entrada, prato principal e sobremesa
Com objetivo de atender aos mais diversos paladares, inclusive de pessoas que não comem carne ou produto de origem animal, a 5ª Edição da Goiânia Restaurant Week, que será realizada até 7 de abril, conta com menus vegetarianos ou veganos em 16 dos restaurantes participantes. A iniciativa é válida pois, de acordo com pesquisa encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, cerca de 30 milhões de brasileiros, 14% da população do Brasil, são vegetarianos. Deste total, 7 milhões de pessoas são veganas, ou seja, que não consomem alimentos de origem animal de nenhum tipo.
Atenta a esta demanda, a Risotteria Chef Brunna Pollazzon, estreante no festival, conta com opções vegetarianas no menu da 5ª Goiânia Restaurant Week, no almoço. Para entrada bruschettas de cogumelos frescos ou salada da casa, com alface, rúcula, palmito, tomate cereja, ervilhas frescas e gergelim preto. O prato principal é o conchiglione de tomate seco ao molho da casa, recheado com tomate seco, ricota e muçarela, ao molho da casa e gratinado com parmesão. Para sobremesa, mousse de cupuaçu com raspas de chocolate ou pudim de leite condensado.
“Acreditamos firmemente em atender às diversas preferências e necessidades alimentares de nossos clientes, proporcionando opções saborosas que se alinham com variados estilos de vida. A procura por nossos pratos vegetarianos tem sido extremamente positiva, refletindo uma crescente conscientização e interesse por opções alimentares mais sustentáveis e éticas. Essa tendência nos encoraja a continuar inovando e expandindo nossa oferta de pratos que respeitem os princípios da culinária vegetariana e vegana, garantindo que todos os clientes encontrem algo que amem em nosso menu”, explica a chef Brunna Pollazzon.
Para Fernando Reis, realizador da Brasil Restaurant Week, embora não represente um grande faturamento, ter uma opção vegetariana ou vegana no cardápio muitas vezes é determinante para a escolha do restaurante. “As pesquisas apontam que grupos optam por um determinado restaurante em função da restrição alimentar de algum membro”, esclarece.
Outro restaurante estreante no festival com opção de menu vegetariano é o Enttres Cocina de Mezcla. No almoço, a casa conta com a entrada salada de guacamole e verdes, com tomate, pepino, abacaxi marinado, emulsão de laranja e mel e totopos. Como prato principal, arroz chapa de vegetais, com cogumelos e omeletes cremoso vegetariano. Para sobremesa, quatro opções: mousse de chocolate e merengue picante; massa phylla com manteiga e flor de sal; pudim de leite com caramelo de sagu e sorbet de açaí e maracujá.
Veteranos
O Piry Cozinha Nordestina, veterano no festival, também está com opções veganas. No almoço e no jantar, o restaurante serve a entrada ceviche de banana-da-terra, com cebola roxa, pimentões vermelho e amarelo, tomate, sucos de laranja e limão, coentro, manteiga do sertão, pimenta-do-reino e banana-da-terra. O prato principal é o escondidinho de legumes com cogumelos – creme de mandioca com muçarela de castanha-de-caju, legumes e cogumelos frescos (tomate-cereja, cenoura, abóbora), gratinado com queijo parmesão de castanha-de-caju. E para sobremesa bolinho de estudante (vegano) com doce de leite de coco.
Danilo Ramos, proprietário do Piry, afirma que o objetivo ao ofertar opções veganas tanto no menu do festival como fora do evento, é quebrar paradigmas, pois, segundo ele, muitas pessoas acreditam que gastronomia nordestina inclui somente miúdos e carnes. “A culinária nordestina conta com uma infinidade de ingredientes veganos, como o dendê, a castanha de caju, a mandioca e o feijão verde. A gente pode trazer esses elementos para a culinária e fazer pratos que são veganos para veganos e para o público de uma maneira geral, que, às vezes, come um prato vegano sem saber que, mas come porque é gostoso”, defende.
O restaurante Las Nenas, que também já participou de edições anteriores da Goiânia Restaurant Week, também oferece menu vegetariano no festival durante o almoço. As opções são salada do dia para a entrada; gnocchi de mandioquinha, creme de couve, cogumelo, ora pro nobis e castanha do Pará como prato principal; e abacaxi com raspas de limão ou brigadeiro de castanha de caju ou bolo de coco gelado como sobremesa.
Carolina Borges, proprietária e chef do Las Nenas, afirma que a casa já conta com pratos vegetarianos ou veganos para justamente atender o público que não come carne, pois reconhece que existe uma grande demanda. “Hoje em dia, muitas pessoas estão optando por essa alimentação sem carne. Colocar pratos desse tipo no cardápio é uma forma de incluí-las, de torná-las clientes, enfim, democratizar, ter opções para todos. E na Restaurant Week não poderia ser diferente, estamos dando continuidade no festival ao que a gente acredita”, explica.
O restaurante Nord 23 também veterano no festival novamente oferece opções vegetarianas de menu, no jantar. Para a entrada, a salada veggie, com folhas frescas, muçarela de búfala, tomate cereja, cenoura, manga, batata palha e molho mostarda e mel. O prato principal vegetariano é o Satrio Monzini, massa fresca de espinafre recheada com creme de ricota ao molho bechamel. Para completar, como sobremesa churros ou merengata.
Georgio Rocha, chef do Nord 23, informa que o fato do restaurante apostar em um menu variado, que também atenda as pessoas que optam por não consumirem proteína animal, amplia o acesso e a divulgação do restaurante. Ele ainda destaca que “os menus vegetarianos ajudam na redução de custos dos pratos”.
A 1929 Trattoria Moderna conta com opção de menu vegetariano no almoço. Para entrada, salada do dia com mix de folhas, brócolis, laranja, muçarela de búfala, vinagrete de maracujá, pão tostado com passata fresca de tomates; o prato principal é o mezzaluna de muçarela de búfala, com pomodoro, lascas de baguette, ervas finas. Para sobremesa, três opções: carpaccio de frutas com gel de coco, frutas vermelhas e sorbet do dia zero açúcar; ou meringata de morango, com manjericão, sorbet de morango de maracujá e suspiros; ou tiramisu de banana nanica com caramelo salgado, sorvete de café e chocolate.
Já o Grá Bistrô conta com opções vegetarianas no jantar. Para entrada, salada de shimeji com tomate cereja, abobrinha, pepino, cenoura, molho de iogurte e limão. O prato principal é o ravioli e gnocchi tostado, uma massa fresca recheada com beterraba, sauce Rochefort e creme de espinafre. E, duas opções de sobremesa: chocolate branco e trufas de cacau; ou morango, doce de leite e maçã verde.
O Juá oferece como opções vegetarianas a entrada salada de folhas frescas, tomatinho cereja, queijo de cabra, mel curtido com alho, castanha de caju e vinagrete; e o prato principal é a pamonhada creme de milho, linguiça de cogumelos, pamonha assada com requeijão moreno e vinagrete de jiló com baru. As opções de sobremesa são: terrine de banana, queijo manteiga brulado, sorvete de canela ou bolo de carimã, caramelo de café, sorvete de leite e coco.
O Zimbro Cocktais & Co também conta com opções veganas e vegetarianas no almoço. Na entrada, a Salada Zimbro, com tomatinhos, manga, rúcula, ora-pro-nóbis, cebola roxa, semente de abóbora, pão de fermentação natural e vinagreta de cajuína. O prato principal é o purê de batata-doce laranja, couve flor grelhada, chimichurri, cogumelos frescos e leite de castanha de caju (vegano). E três opções de sobremesa: Ambrosia da Vó Tereza ou café espresso com rapadura e canela ou pudim de cupuaçu e crumble de castanha do Pará.
Os restaurantes Sax Coffee & More e Sax Coffee & More Promenade também oferecem opções vegetarianas. A entrada é a Amazônia: pupunha e açaí, uma salada de folhas verdes com fios de pupunha, castanha do Pará tostada com nibs de cacau, queijo de búfala, emulsão de açaí com aceto balsâmico e mostarda Dijon. Para o prato principal, o Vegetariano Arretado – baião de dois com feijão verde, natas, queijo coalho grelhado, vinagrete de abóbora com mel, finalizado com farofa de couve crispy. E três opções de sobremesa: caju & cream, um cheesecake com coulis de cajuzinho e cítricos; ou o cacau & castanha, uma mousse de chocolate amargo com licor de laranja, crumble de castanha-do-Pará; ou café espresso acompanhado de biscoito amanteigado da casa
O Iz Restaurante também serve opções vegetarianas no jantar. A entrada é a salada de abobrinha marinada e queijo de trança com tomate cereja, kiwi, castanha de caju tostada e pesto. O prato principal é o tortelli de alho-poró e cogumelos, com tomates semi-secos, picles de palmito pupunha, manteiga de limão China e queijo da Serra do Bálsamo. E três opções de sobremesa: Torrija-Catalana – aroma de cítricos e canela, sorvete de leite-mascavo – ou abacaxi na brasa com mel nativo ou crumble de castanhas brasileiras e sementes, com sorvete de cumaru e raspas de limão e pó de ervas queimadas.
O Pop Coffee oferece opções vegetarianas no almoço e no jantar. Na entrada, saladinha de verdes precoces, muçarela de búfala, tomate cereja, pipoca de Lemon Pepper e molho pesto. Para o prato principal, penne ao popurri de cogumelos frescos, com queijo cremoso e aioli de pipoca. As opções de sobremesa são brownie de chocolate com pipoca com calda de mousse chocolate meio amargo ou sorvete de creme croc bombom de pistache com calda de caramelo salgado.
Restaurantes japoneses
Três restaurantes japoneses participantes da 5ª Goiânia Restaurant Week contam com opções vegetarianas no menu. O Hattori Sabores do Japão tem como opções no jantar a entrada Sunomono, uma salada de pepino japonesa. Para o prato principal, a casa oferece o combinado vegetariano com 19 peças; e duas sobremesas: tempurá de brigadeiro ou creme de matchá com chocolate, uma sobremesa cremosa feita com chá matchá, um tipo de chá verde em pó originário do Japão.
O Itadaku Sushi Fusion serve no jantar opções veganas e vegetarianas. Para entrada, ceviche de banana da terra ou mix de cogumelos. Como prato principal, as opções são o Combinado Vegano com 15 peças especiais da casa ou o Poke Itadaku Vegg, a base de arroz, mix de cogumelos e repolho roxo, sunomono, manga, crispy batata doce, molho do chef, gergelim e cebolinha para finalizar. Para sobremesa, torta da casa especial ou pudim com calda de teriyaki ou rolinho primavera de chocolate branco com ninho.
O Sky Gurumê Rooftop também oferece opções vegetarianas no jantar. Para a entrada, a Salada Sky, um mix de folhas, tomate cereja e queijo gorgonzola. O prato principal é o Risoto di Meli (vegetariano), um risoto cremoso de cogumelos shitake e funghi, finalizado com queijo grana padano. As opções de sobremesa são a Taça Sky ou petit gateau
Viés transformador – um papel importante na ação social
Além de estimular o mercado gastronômico, a Goiânia Restaurant Week também mira a transformação social. A cada menu vendido durante o festival, será estimulada a doação de R$2 reais para a Vila São Cottolengo. A doação pode ser feita diretamente para a instituição por meio das informações no cardápio disponibilizado nas mesas dos restaurantes participantes. Conheça mais em: @vilasaocottolengo
A Goiânia Restaurant Week é uma realização da Brasil Restaurant Week e conta com o patrocínio da We Super OOH, harmonização da Del Maipo Wines and Gourmet e apoio da BYD, Vitória Motors, Remídia e Goiânia Convention & Visitors Bureau.
Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 17 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Com o objetivo de criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo o mercado gastronômico em período de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas. Confira todos as casas participantes e menus no site: restaurantweek.com.br
Restaurantes com menus veganos ou vegetarianos
1929 Trattoria Moderna – @1929trattoria
Entrres Cocina de Mezcla – @enttrescocina
Grá Bistrô – @grabistro
Hattori Sabores do Japão – @hattorirestaurante
Itadaku @itadakusushi
Íz Por Ian Baiocchi – @izrestaurante
Juá – @restaurantejua
Las Nenas Bistrô – @lasnenasrestaurante
Nord 23 – @nord.23
Piry Bar e Restaurante – @pirybarerestaurante
Pop Coffee – @popcoffeebuenavista
Risotteria Chef Brunna Pollazzon – @risotteriachefbrunnapollazzon
Sax Coffee & More e Sax Promenade – @sax_coffee
Sax Coffee & More – @sax_coffee
Sky Gurume – @skygurume
Zimbro Cocktail & Co – @zimbrobar
COMMENTS